Topo

Josias de Souza

Maranhão elegeu-se vice com 83,4% dos votos

Josias de Souza

09/05/2016 19h20

Ao tentar anular a votação em que 367 deputados abriram o processo de impeachment de Dilma Rousseff, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, provocou um tremor que pode abrir uma fenda sob seus próprios pés. O PP, partido do deputado, cogita expulsá-lo. A maioria pró-impeachment busca brechas regimentais para arrancá-lo do comando. E a oposição estuda representar contra ele no Conselho e Ética por quebra do decoro parlamentar.

Esse personagem que agora desperta a aversão da maioria dos colegas foi eleito vice-presidente da Câmara, em 1º fevereiro de 2015, com uma votação consagradora. Arrastou os votos de 428 deputados —ou 83,4% dos 513 votos disponíveis no plenário da Câmara. Quem alçou Waldir Maranhão à posição de número dois da Câmara sabia o que estava fazendo.

No instante em que foi eleito, o deputado já era investigado no STF. Seu partido, o PP, já frequentava a Lava Jato em posição de realce. Todos já sabiam que Waldir Maranhão, por precário, se prestava a servir como pau mandado de terceiros. Ainda assim, a Câmara o consagrou. Paga agora o preço da desmoralização.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.