Topo

Josias de Souza

Fora do poder, Dilma tem surto de clarividência

Josias de Souza

20/05/2016 18h50

O afastamento da Presidência da República fez muito bem a Dilma Rousseff. Com tempo livre, madame passou a escrever no Facebook mensagens sobre os problemas nacionais. Acometida de um surto de clarividência, Dilma critica as providências adotadas pelo interino Michel Temer. Exibe um conhecimento preciso de todas as coisas.

Nesta sexta-feira, num bate-bato com seu amigo e ex-ministro Carlos Gabas, Dilma escreveu meia dúzia de palavras sobre a intenção do governo provisório de realizar uma reforma previdenciária.

"Tenho escutado que querem alterar as regras para os atuais segurados da Previdência Social. Você já imaginou o que significa impor, de imediato, uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, indistintamente? Quem vai pagar essa conta é você, trabalhador! Esse é o verdadeiro pato!"

Na Presidência, Dilma tentou, sem sucesso, reformar a Previdência. Decerto já dispõe de uma saída para a encrenca. Precisa agora expor a solução e rezar para que o Senado lhe devolva a cadeira de presidente. Como Dilma, no exílio do Alvorada, passou a escrever no Facebook como se tivesse respostas para todos os problemas do país, bastará que, depois de reempossada, ela faça o que escreveu para desfazer aquela impressão de que sua incompetência é insolúvel.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.