Topo

Josias de Souza

Com passado em suspenso, Lula adia o futuro

Josias de Souza

06/06/2016 23h09

Ricardo Stuckert/Instituto LulaEm 2010, quando Lula deixou o Planalto com mais de 80% de popularidade, seu futuro seria radioso. Agora, o futuro do ex-soberano é a ameaça da denúncia, a ameaça da ação penal, a ameaça da condenação.

Nesta segunda-feira, Lula ressurgiu no Rio de Janeiro. inquirido sobre 2018, respondeu que "é cedo" para pensar em sucessão presidencial. Disse que há pessoas "boas" e "novas" para se apresentar como alternativas.

Lula acrescentou que já está em idade para se "aposentar". Já não se faz mais futuro como antigamente. Hoje, Lula não tem condições de prever se seus direitos políticos estarão intactos em 2018. Reza para estar solto no mês que vem.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.