Topo

Josias de Souza

Lewandowski determina à comissão do impeachment a realização de perícia

Josias de Souza

14/06/2016 01h46

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou à comissão do impeachment a realização de uma perícia nos documentos que compõem a denúncia contra Dilma Rousseff. Em sessão encerrada no início da madrugada desta terça-feira (14), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão, designou três técnicos do Senado para realizar o trabalho num prazo de dez dias.

Na semana passada, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do processo de impeachment, propusera uma perícia nacional. Sua proposta atendia parcialmente à oposição, que havia requisitado uma perícia internacional. Chamada a se manifestar, a comissão derrubou a proposta do relator. Prevaleceu o entendimento segundo o qual a perícia seria mero expediente protelatório.

Senadores da oposição recorreram a Lewandowski, que preside o processo do impeachment nesta fase de julgamento. E o ministro deferiu o pedido. Serão periciados os quatro decretos orçamentários editados por Dilma sem a anuência do Congresso e o papelório referente às chamadas pedaladas fiscais na execução do Plano Safra. Tudo referente ao ano de 2015.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.