Topo

Josias de Souza

Impeachment é ‘árvore infestada de parasitas’

Josias de Souza

15/06/2016 23h25

Dilma Rousseff iniciou nesta quarta-feira um périplo pelo Nordeste. De passagem por João Pessoa, discursou para uma plateia companheira. Embora tenha sido afastada da Presidência em processo previsto no ordenamento jurídico do país e supervisionado pelo STF, voltou a tachar o impeachment de golpe. Disse que "a árvore da democracia está infestada de parasitas".

"Esse processo é um golpe diferente dos golpes que vivemos antes", comparou a oradora. "No passado, os golpes implicavam na extinção pura e simples do regime democrático. Se a gente imaginar que a democracia é uma árvore, o golpe militar é um machado que corta a árvore pura e simplesmente. Mas agora é um outro tipo de golpe, cuja árvore da democracia está infestada de parasitas, que sugam a democracia, que tentam utilizar a própria Constituição."

Nesta quinta-feira, Dilma estará em Salvador. Na sexta, em Recife. Madame viaja às expensas do PT. Só voará nas asas da FAB na ponte aérea Brasília-Porto Alegre-Brasília, decidiu o governo interino de Michel Temer.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.