Topo

Josias de Souza

Para MPF, Delcídio Amaral pode voltar à cadeia

Josias de Souza

28/07/2016 19h08

O senador cassado Delcídio Amaral corre o risco de retornar para a cadeia. Depois de se converter em delator premiado, o ex-petista foi brindado com a prisão domiciliar. No entanto, descumpriu exigências legais.

Chamado a se manifestar, o Ministério Público Federal disse por escrito que as infrações cometidas por Delcídio "autorizam, em tese, o restabelecimento da custódia (detenção)." Assina o parecer o procurador da República Aldo de Campos Costa.

Delcídio é acusado de violar três compromissos assumidos com a Justiça: 1) desrespeitou a obrigariedade do "recolhimento domiciliar"; 2) Deixou de comparecer quinzenalmente à 12ª Vara Federal do DF, que acompanha o andamento do processo por delgação do STF; e 3) mudou de endereço sem pedir autorização prévia à Justiça.

Entre outras consequências, A delação de Delcídio forneceu matéria-prima para uma denúncia da Procuradoria contra ele próprio, Lula e o banqueiro André Esteves por tentativa de obstruir a Lava Jato. Eles foram formalmente acusados de oferecer R$ 250 mil pelo silêncio do delator Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Foram denunciados também o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, o filho dele, Maurício Bumlai, Diego Ferreira Rodriguez, ex-chefe de gabinete de Delcídio, e o advogado Edson Ribeiro.

Todos os personagens já haviam sido denunciados em dezembro do ano passado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Mas o caso desceu do STF para a primeira instância. Isso ocorreu depois que Delcídio, cassado por seus pares, perdeu o mandato de senador. A Procuradoria reiterou a denúncia na semana passada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.