Topo

Josias de Souza

Economia ‘ainda vai piorar’, diz Moreira Franco

Josias de Souza

02/08/2016 04h23

Amigo de Michel Temer e um de seus mais próximos auxiliares, o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco, plugou-se ao Twitter para anotar: "Na economia, o Brasil não chegou ao fundo do poço. Ainda vai piorar, mas com menos velocidade e, sobretudo, tendendo a estabilizar."

Equilibrando-se sobre a linha fronteiriça que separa o otimismo do pessimismo, Moreira atribuiu a perspectiva de estabilização às "medidas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer ao Congresso com objetivo de equilibrar as contas públicas".

Moreira admitiu: "…Nós continuaremos a sofrer com a falta de emprego e renda." Mas ponderou: "Agora há um túnel! Antes nem isso tínhamos."

O auxiliar de Temer fez tais observações a propósito da divulgação do balanço das contas públicas, feito pelo Banco Central. Anotou que o documento "mostra esta realidade: no semestre, rombo é de R$ 23,8 bilhões; dívida atingindo 42% do PIB."

Moreira conclui: "Temos muito que fazer para mudar este quadro e voltar crescer, gerar emprego, criar oportunidades para os que querem empreender por conta própria." Apontou como parte da solução iniciativas que estão sob sua responsabilidade: "As parcerias com o setor privado com concessões e privatizações são um caminho."

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.