Topo

Josias de Souza

Silêncio dos Lula da Silva diz muito sobre o país

Josias de Souza

12/08/2016 19h37

.

Sob orientação especializada, a família Lula da Silva decidiu responder ao barulho que a cerca com um sonoro mutismo. Intimados pela Polícia Federal a prestar esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia, a mulher de Lula, Marisa Letícia, e o primogênito do casal, Lulinha, informaram que invocarão o direito constitucional ao silêncio. É como se a ex-família real informasse aos súditos que não deve nada a ninguém, muito menos explicações.

Há cinco meses, quando Sérgio Moro ordenou que Lula fosse conduzido coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal, o ex-soberano reagiu com uma entrevista de timbre viperino. "Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo, porque a jararaca está viva." Lula acusou o juiz da Lava Jato de abuso de poder. Disse que, intimado regularmente, não fugiria do interrogatório. Hoje, recorre até à ONU para fugir de Moro.

A Polícia Federal intimou Marisa e Lulinha porque a versão da família sobre o sítio não faz nexo. Curioso que Lula não tenha transferido seu destemor viperino aos familiares. Por sorte, o delegado Márcio Adriano Anselmo, signatário da intimação, manteve o depoimento. Certos silêncios merecem mesmo resposta imediata.

Marisa Letícia pode até não responder, mas precisa ouvir determinadas perguntas. Por exemplo: Por que diabos inspecionou pessoalmente as obras que empreiteiras pilhadas no roubo à Petrobras realizaram num sítio que seu marido diz não possuir? O silêncio dos Lula da Silva, por eloquente, diz muito sobre a situação que o Brasil atravessa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.