Topo

Josias de Souza

Lula vai acabar exigindo uma medalha olímpica

Josias de Souza

19/08/2016 19h53

.

Todo o dinheiro roubado da Petrobras não seria suficiente para vestir 3% das desculpas esfarrapadas que Lula utiliza para fugir das evidências. Ao entrevistar o pajé do PT, a repórter Júlia Dias Carneiro, da BBC, fez uma constatação óbvia: a corrupção minou a credibilidade do PT. Perguntou a Lula se não seria o caso de um pedido de desculpas. E ele, categórico: "Não."

"Quem tem que pedir desculpas é quem está inventando acusações", respondeu Lula. Para ele, o PT não é senão vítima de "um massacre". E continua sendo o partido de maior credibilidade eleitoral. No Brasil, a credibilidade de uma agremiação partidária é inversamente proporcional à quantidade de filiados que passou pela cadeia, continua no xilindró ou roça as grades.

Depois que o STF mandou a cúpula do PT para a Papuda, no julgamento do mensalão, Lula declarou: 1) o processo foi político; 2) o mensalão não existira; e 3) a história se incumbirá de esclarecer a verdade. Antes que a posteridade pudesse se pronunciar, sobreveio o petrolão. E Lula agora sustenta que tudo o que está na cara não passa de invencionice.

A Lava Jato derreteu a presidência petista de Dilma Rousseff, converteu Lula em denunciado, botou José Dirceu novamente na cadeia, encrencou três ex-tesoureiros do PT. E Lula fala em acusações inventadas. O morubixaba petista afirmou à BBC que não tem medo de ser preso. Acha que querem tirá-lo da vida política porque ele fez muito bem ao país. Nesse ritmo, antes do final dos Jogos Olímpicos Lula ainda exigirá uma medalha de ouro por ter feito aos brasileiros o favor de presidir o país.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.