Topo

Josias de Souza

Impostos: a mentira piedosa ou a verdade cruel?

Josias de Souza

24/08/2016 16h17

ShutterStockNão é verdade que os ministros de Michel Temer discutam muito. Alguns passam a impressão de que já nem se falam. A poucos dias de ser confirmado no cargo de presidente da República, Temer deveria chamar para uma conversa os ministros Eliseu Padilha e Henrique Meirelles. Seria uma oportunidade para perguntar: afinal, o meu governo vai ou não meter a mão no bolso do contribuinte?

Na terça-feira, de passagem pelo Rio de Janeiro, o chefe da Casa Civil havia garantido: "Não vamos aumentar impostos em 2017. Essa é uma decisão já tomada pelo governo."

Nesta quarta, em visita à Câmara, o ministro da Fazenda disse coisa diferente: "Em hipótese de necessidade, aumentar impostos pode vir a ser necessário. Não está sendo considerado agora, mas não devemos descartar no futuro, lembrando que isso não é um caminho para resolver o problema fiscal no longo prazo."

Com todos os governos é mais ou menos assim: a verdeade só aparece depois que são esgotadas todas as possibilidades de mentira. Mas o momento exige coragem. Na conversa com Padilha e Meirelles, Temer poderia unificar o discurso. Em matéria de tributos, ou seu governo opta pela mentira piedosa ou adota a verdade cruel.

Quanto aos brasileiros, não há nenhuma dúvida. Convém preparar o bolso.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.