Aprovado impeachment de Dilma: 61 votos a 20
O Senado Federal aprovou por 61 votos a 20 a deposição de Dilma Rousseff do cargo de presidente da República. Aprovado o impeachment, os senadores decidirão agora, numa segunda votação, se Dilma deve ou não ser condenada à inabilitação para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos, como prevê a Constituição.
Requerida pelo PT, a análise desse segundo tópico será feita separadamente por decisão do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que comanda a sessão. Isso foi feito sob protestos de Fernando Collor, cujo mandato de presidente foi cassado em 1992. Collor recordou que renunciou ao mandato no dia do julgamento. Ainda assim, os senadores o baniram da vida pública por oito anos.
— Atualização feita às 13h40 desta quarta-feira (31): Na segunda votação, os mesmos senadores que afastaram Dilma da Presidência aprovaram a preservação do seu direito de exercer funções públicas. Para que Dilma fosse inabilitada eram necessários 54 votos. Mas apenas 42 senadores votaram a favor do banimento de Dilma dos cargos públicos. Faltaram 12 votos. O placar foi o seguinte: 42 a 36, mais 3 abstenções.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.