Topo

Josias de Souza

Sob a mira da PF, Funcef foi prometida ao PP

Josias de Souza

06/09/2016 02h39

Edvard MunchO Ministério Público Federal não poderia ter escolhido hora mais apropriada para empurrar a Polícia Federal dentro dos fundos de pensão. A operação policial foi às ruas num instante em que o Planalto comprometeu-se a entregar ao PP a presidência do Funcef, que administra os milhões do fundo de aposentadoria dos funcionários da Caixa Econômica Federal.

Repetindo: sob Michel Temer, o governo negocia com o Partido Progressista, campeão no ranking de enrolados da Lava Jato, a presidência de um fundo que frequenta as manchetes como um escândalo. Errar todos erram. É humano. Mas escolher um erro assim, de forma tão cuidadosa e suspeitamente negociada, não é para qualquer um. Exige método.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.