Topo

Josias de Souza

Mantega falou com Dilma antes de receber Eike

Josias de Souza

22/09/2016 18h51

Reprodução

estrelinha

"Aconteceu no dia 1º de novembro de 2012, no gabinete do ministro Guido Mantega", relatou Eike Batista, em depoimento à força-tarefa da Lava Jato. "Houve um pedido para que eu contribuísse para a campanha…" De acordo com o ex-bilionário, sua contribuição foi de R$ 5 milhões. O encontro constou da agenda de Mantega, disponível no site da pasta da Fazenda (veja acima). Estava marcado para o meio-dia. A mesma agenda anota que, duas hora antes, Mantega estivera no Palácio do Planalto. Conversara com a então presidente Dilma Rousseff.

Por meio do seu advogado, José Roberto Batochio, Mantega negou "peremptoriamente qualquer tipo de diálogo com o empresário Eike Batista". De acordo com Batochio, seu cliente "nunca conversou" com Eike. A defesa do ex-ministro precisa agora explicar o motivo do encontro e o tema da conversa que ele jamais teve com o depoente "espontâneo" da Lava Jato.


Deve-se a espontaneidade de Eike Batista ao cerco que a Lava Jato realizou ao caixa das campanhas eleitorais do PT, comandadas pelo casal do marketing João Santana e Monica Moura. Acossados, Santa e Monica apontaram para Mantega como intermediador de contribuições de campanha. No caso de Eike, a colaboração foi convertida em moeda estrangeira (US$ 2,3 milhões) e depositada na conta secreta de Santana na Suíça.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.