Topo

Josias de Souza

Temer tenta deter briga sucessória na Câmara

Josias de Souza

28/09/2016 06h22

Às voltas com a necessidade de aprovar até o final do ano pelo menos a emenda constitucional que congela os gastos públicos, Michel Temer foi alertado para uma encrenca que pode desunir sua infantaria. Começam a se acotovelar pelo comando da Câmara o destacamento do centrão, ex-bloco de Eduardo Cunha, e o pelotão do centrinho, composto pelos ex-oposicionistas PSDB, DEM, PPS e PSB.

Faltam cinco meses para a troca de guarda na Câmara. Eleito para substituir o cassado Eduardo Cunha, o deputado Rodrigo Maia terá de passar o bastão de comando para um novo presidente no início de fevereiro de 2017. Temer foi avisado sobre a antecipação da troca de tiros no almoço desta terça-feira.

Dividiram a mesa com o presidente os deputados Danilo Forte (PSB-CE) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), respectivamente presidente e relator da comissão especial sobre a emenda do teto dos gastos públicos federais. Coube a Danilo falar sobre a disputa na Câmara. Temer concordou com a necessidade de deter suas brigadas.

À noite, num jantar com ministros e líderes partidários, no Palácio da Alvorada, ex-morada de Dilma Rousseff, Temer exortou os presentes a apressarem a votação da emenda do teto. Gostaria de ver a proposta aprovada nas duas Casas legislativas até o final de novembro.

Presente também ao jantar, Danilo Forte repetiu o que dissera a Temer mais cedo, na mesa do almoço. Pelo menos dois parlamentares entenderam que o colega ecoava preocupações do próprio Temer.

Difunde-se nos subterrâneos a tese segundo a qual não há Temer sem seus apoiadores congressuais. E vice-versa. Os dois lados têm encontro marcado para 2018. Com as reformas, podem se reunir em torno de uma candidatura presidencial. Sem elas, a embarcação irá a pique e todos se encontrarão nas profundezas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.