Topo

Josias de Souza

Presidente da UBES divulgou um falso vazamento de prova do Enem no Face

Josias de Souza

05/11/2016 19h17

Monitoramento feito pelo Inep, o instituto do Ministério da Educação responsável pelo Enem, detectou nas redes sociais uma falsa comunicação de vazamento da prova que começou a ser aplicada neste sábado. A veiculação foi feita nas redes sociais, num endereço eletrônico inusitado: a página do Facebook de Camila Lanes, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

"Acho que deu ruim", anotou Camila, antes de postar um link que conduzia à prova (Imagem acima). A capa faz menção ao "caderno azul" do exame de 2016 (confira abaixo). Falso. O conteúdo se refere à prova aplicada no ano de 2014.

Reprodução/Facebook

Horas depois, a presidente da Ubes pendurou no Facebook uma nova postagem: "Não deu ruim" (veja abaixo). O ministro Mendonça Filho (Educação), que acompanhou toda a operação a partir da sala de monitoramento do Inep, lamentou: "É triste que a presidente de uma entidade que representa os estudantes atue para levar insegurança aos estudantes. Ela deveria estar empenhada em gerar tranquilidade."

Em nota oficial, o Inep ralhou: "Como ocorre todos os anos, pessoas com objetivo de tumultuar o exame espalham nas mídias sociais mentiras sobre supostos vazamentos de provas. O Inep informa, ainda, que as provas já foram distribuídas e estão nos locais de aplicação em segurança e com monitoramento da Polícia Federal."

Noutra iniciativa deletéria, divugou-se uma pseudo-transmissão ao vivo de uma prova do Enem. Deu-se num perfil do Facebook batizado de 'EnemFarsa'. Era, de fato, uma farsa. Em nova nota oficial, o Inep esclareceu: "Trata-se de uma montagem com a prova de 2015."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.