Topo

Josias de Souza

Maia elege brasileiros como cúmplices da anistia

Josias de Souza

08/11/2016 02h49

Fábio Pozzebom/ABr

Rodrigo Maia está a caminho de se tornar uma unanimidade entre os seus pares. Até os poucos adversários políticos elogiam seu desempenho como presidente-tampão da Câmara. Mas o deputado leva uma enorme desvantagem em relação ao antecessor. Eduardo Cunha, como um clássico herói nietzschiano, assumia sua vilania. Maia, ao contrário, flerta com a anistia para o crime de caixa dois sem assumir a perversidade contra o bom senso e a mais elementar noção de ética.

O debate sobre a anistia, que já era um escândalo, foi transformado por Maia num insulto. Questionado sobre o tema, o deputado atribuiu a culpa aos brasileiros que endossaram o pacote embrulhado pelos procuradores da Lava Jato, contendo as dez medidas contra a corrupção.

"Não fomos nós que colocamos [o tema], mas os 2 milhões de brasileiros que apoiaram a proposta [dos procuradores]", disse Maia. "Eles é que colocaram a criminalização em debate. E nós devemos debater a matéria. Este e todos os outros pontos que estão no projeto."

Para Maia, é natural que, diante da levantada de bola dos brasileiros, os deputados discutam a autoanistia. A única dúvida é quanto à forma. Vale a pena escutar o presidente da Câmara: "Tem quem diga que só votar o texto que veio da sociedade já separa o presente do passado, tem gente que diz que não."

O que Maia afirmou, com outras palavras, foi o seguinte: "Falta apenas decidir se a desfaçatez será subentendida ou escrachada, com a aprovação de uma emenda que deixe ainda mais explícito tudo o que já está na cara."

.

Escondido atrás de sua pseudo-neutralidade, Maia evita revelar sua preferência. "O importante é que a gente vote a matéria na comissão e depois no plenário. O texto que a comissão e o plenário vão aprovar é o texto da maioria. Então, a maioria tem que se colocar e ver qual o texto que quer aprovar."

Não ocorreu a Rodrigo Maia dizer "quem sabe a gente evita pautar a anistia" ou "não vamos cutucar a opinião pública com vara curta" ou talvez um pragmático "cuidado, gente, o autoperdão numa hora dessas, depois que a casa da Odebrecht caiu, pode pegar muito mal…".

É preferível um presidente da Câmara que se comporte como um vilão convicto, afrontando a opinião comum, do que um personagem que ofende a inteligência alheia com sua falsa imparcialidade. Ao eleger os brasileiros como cúmplices da anistia, Maia expõe não uma debilidade pessoal, mas a insensibilidade de um sistema político apodrecido.

Eleito pelo Rio de Janeiro, Maia talvez devesse proporcionar a si mesmo um teste. Sugere-se que compareça à Central do Brasil em horário de grande movimento. Ali, do alto de um caixote, deve peguntar em voz alta o que os transeuntes acham da ideia de perdoar os políticos que receberam dinheiro por baixo da mesa. É aconselhável que comece a correr quando ouvir algo assim: "Vai à…"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.