Topo

Josias de Souza

Crise entre Renan e Judiciário interessa ao país

Josias de Souza

11/11/2016 05h41

.

Abespinhado com a desenvoltura de juízes e procuradores, Renan Calheiros instalou no Senado uma comissão para fazer em 20 dias um inventário dos supersalários de servidores que furam o teto remuneratório de R$ 33,7 mil por mês. O principal alvo do presidente do Congresso é a folha salarial do Judiciário e do Ministério Público Federal.

Em nota, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, sugeriu que Renan inicie o levantamento pelo próprio Legislativo. "Os maiores salários da administração pública estão entre os servidores da Câmara e do Senado Federal, com ascensoristas ganhando mais do que ministro do Supremo Tribunal Federal", escreveu o doutor.

Integrantes do grupo político do investigado Renan avaliam que ele deveria recolher as lanças. Alega-se que não convém a um investigado comprar briga com julgadores. Bobagem. O aprofundamento da crise entre Renan e a Justiça interessa ao país. Essa briga será boa se resultar na poda de todos os supersalários —do ascensorista ao desembargador. Ela será ótima se, como subproduto, resultar numa apreciação mais célere da dúzia de inquéritos que correm contra Renan.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.