Topo

Josias de Souza

PSOL pede impeachment de Temer na Câmara

Josias de Souza

29/11/2016 01h29

Mal comparando, as crises políticas são como as festas de arromba. Não terminam sem exames de consciência e uma boa faxina. Pois bem, antes que Michel Temer conseguisse limpar as manchas do tapete e se certificar de que não há ninguém escondido atrás do sofá, o PSOL já protocolou na Câmara um pedido de impeachment contra o substituto de Dilma Rousseff.

Para o PSOL, Temer cometeu crime de responsabilidade no Caso Geddel. Líder do partido, o deputado Ivan Valente (SP) afirmou: "Um motivo particular, um apartamento de luxo em Salvador, virou um problema político de todo o governo. O presidente da República assumiu o risco de advogar em prol de seu então ministro, uma causa privada de Geddel Vieira Lima. Nesse sentido ele quebra o decoro do cargo de presidente da República."

Nos próximos dias, PT e PCdoB protocolarão um segundo pedido de impedimento de Temer. As peças irão à mesa do presidente da Câmara, Rodigo Maia (DEM-RJ). Que já declarou não ver motivos para enviar o amigo Temer para a grelha. Quem observa a confuseo brasileira de longe fica com a incômoda sensação de que a fase dos exames de consciência e da faxina ainda não começou. Segue o baile.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.