Topo

Josias de Souza

Marco Aurélio determina afastamento de Renan

Josias de Souza

05/12/2016 19h22

Em decisão liminar (provisória), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado (leia aqui a íntegra do despacho do ministro, de seis folhas). Deve-se a providência a um pedido da Rede Sustentabilidade. O partido de Marina Silva sustentou que Renan, convertido em réu pelo Supremo na semana passada, não pode permanecer num cargo que está na linha sucessória da Presidência da República.

Marco Aurélio deu razão à Rede. O ministro anotou em seu despacho: "Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.