Topo

Josias de Souza

Medida em tomates, fama de Renan é péssima

Josias de Souza

05/12/2016 06h17


Ocorre com Renan Calheiros um fenômeno muito comum na política: o sujeito acha que é uma coisa e sua reputação indica que ele é outra coisa. Isso ficou muito claro neste domingo, num protesto que fez o asfalto roncar defronte do prédio onde funciona o gabinete de Sergio Moro, em Curitiba.

Havia no local um painel com fotos de políticos —a imagem de Renan, maior e mais vistosa, destacava-se das demais. Havia também uma grande quantidade de tomates. De resto, havia uma multidão àvida por arremessar os tomates na cara dos personagens do cartaz. A catarse foi embalada pelo coro de "Fora, Renan."

Considerando-se que aquilo que Renan chama de reputação é a soma de todas as tomatadas que o personagem suscita, pode-se dizer que a fama do presidente do Senado é péssima.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.