Topo

Josias de Souza

Temer acomoda o PSDB no coração do governo

Josias de Souza

08/12/2016 21h11

.

Ao escolher o deputado tucano Antonio Imbassahy para chefiar a pasta da Coordenação Política, instalada no Palácio do Planalto, Michel Temer resolveu um problema e criou dois. Trouxe o PSDB para o coração do governo. Aproveita um nome que ainda não foi visto no noticiário policial. Simultaneamente, Temer desagrada ao seu PMDB, que ambicionava o posto, e ao centrão, uma geleia fisiológica de partidos que sonha em sair da periferia do governo.

Temer faz um grande esforço para encerrar o ano com uma aparência de normalidade. Depois de participar da operação 'Fica, Renan', o Planalto espera que o Senado coloque soba árvore de Natal do presidente a emenda do teto de gastos devidamente aprovada. Desse modo, o governo pode se concentrar nos problemas de 2017, entre eles a sucessão nas presidências da Câmara e do Senado e a aprovação da reforma da Previdência.

Confirmando-se a indicação de Imbassahy, o PSDB conquistará seu quarto ministério com a chegada do tucano ao Planalto. O partido está para Michel Temer assim como o PMDB estava para Dilma Rousseff. Potencializou-se seu status de principal aliado. Em privado, Lula diz que Temer amarra uma corda no próprio pescoço.

Lula espalha uma intriga: diz que o PSDB quer derrubar Temer para reconduzir Fernando Henrique Cardoso à Presidência numa eleição indireta, decidida no Congresso. Temer enxerga a coisa sob outro ângulo. Para ele, o PSDB é um crítico incômodo que deve ser transformado o mais depressa possível em cúmplice, em amigo de infância.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.