Topo

Josias de Souza

PSDB recusa veto do centrão e mantém indicação de Imbassahy para ministério

Josias de Souza

09/12/2016 19h43

Agência Brasil

Um governo governado pelas circunstâncias produz crises a partir do nada. Após acertar com o PSDB a nomeação do deputado Antonio Imbassahy para a pasta que cuida da articulação política do Planalto, Michel Temer enviou o nome do deputado tucano para o freezer. Fez isso porque os partidos do chamado centrão discordaram da escolha.

Ao recuar, Temer acabou irritando aqueles que desejava afagar. O tucanato decidiu se contrapor ao veto do centrão. Abespinhados, os líderes do PSDB não admitem a hipótese de trocar o nome de Imbassahy por qualquer outro.

Estão sobre o balcão todos os ingredientes para uma nova crise política. A semana que começou com o alistamento do ex-Supremo Tribunal Federal na infantaria de Renan Calheiros termina com a notícia de que, na divisão de cargos no governo, a presidência da República, momentaneamente terceirizada a Michel Temer, pertence ao centrão.

O PSDB espera que o Planalto transfira Imbassahy do freezer para o Diário Oficial até a semana que vem. O novo lema do ninho é: "Somos todos Imbassahy".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.