Topo

Josias de Souza

PGR denuncia Renan pela 1ª vez na Lava Jato

Josias de Souza

12/12/2016 15h31

Alan Marques/Folha

Há cinco dias, Renan Calheiros foi premiado pelo Supremo Tribunal Federal com uma decisão que o manteve à frente da presidência do Senado. Desde então, o senador coleciona más notícias.

Na última sexta-feira, ganhou as manchetes como uma das estrelas da delação de ex-diretor da Odebrecht. Nesta segunda-feira, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de receber, junto com o deputado Aníbal Gomes, propinas de R$ 800 mil de outra construtora, a Serveng.

Aos pouquinhos, vai ficando claro para os ministros do Supremo algo que já estava na cara. Querer combater a corrupção servindo refresco para Renan Calheiros é como querer decapitar um inimigo sem derramamento de sangue.

Renan, o inimputável, soltou uma nota. Nela, informa que "jamais autorizou ou consentiu que o deputado Aníbal Gomes ou qualquer outra pessoa falasse em seu nome em qualquer circunstância." O senador reitera no texto que suas contas eleitorais "já foram aprovadas e está tranquilo para esclarecer esse e outros pontos da investigação." Então, tá!

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.