Topo

Josias de Souza

Moro perde a calma: ‘O senhor respeite o juízo!’

Josias de Souza

13/12/2016 02h22

.

Os advogados de Lula travaram novo bate-boca com Sergio Moro. Deu-se durante a inquirição de Mariuza Aparecida da Silva Marques, engenheira da OAS que trabalhou na reforma do célebre tríplex no Guarujá, que a Procuradoria diz pertencer a Lula.

A certa altura, o procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho inquiriu a testemunha sobre visita que a mulher de Lula, Marisa Letícia, fizera à obra. Ele quis saber se a ex-primeira-dama fora recebida como possível compradora ou como alguém a quem o imóvel já havia sido destinado.

Sob a alegação de que a pergunta era repetida, os defensores de Lula tentaram impugnar o questionamento. Sergio Moro indeferiu o protesto. E pediu aos advogados que não interrrompessem. Um dos advogados, Juarez Cirino dos Santos, não se deu por achado. Esticou a corda até tirar Moro do eixo.

"Doutor, está sendo inconveniente! Já foi indeferida sua questão. Já está registrada. E e o senhor respeite o juízo!", gritou o juiz da Lava Jato." E o doutor: "Mas, escuta, eu não respeito Vossa Excelência enquanto Vossa Excelência não me respeita enquanto defensor do acusado. Vossa Excelência tem que me respeitar como defensor do acusado, aí então Vossa Excelência terá o respeito que é devido a Vossa Excelência. Mas se Vossa Excelência atua aqui como acusador principal, Vossa Excelência perde todo respeito."

Moro cortou a palavra do advogado. Orientou a testemunha para que respondesse. A engenheria da OAS, finalmente, declarou que Maria Letícia e um de seus filhos, o Lulinha, haviam sido recebidos como pessoas a quem o imóvel já estava destinado. A resposta contraria a versão de Lula. Daí, talvez, a irritação dos seus defensores.

Se os doutores não maneirarem, vão acabar estimulando o juiz da Lava Jato a imitar o próprio Lula, buscando a proteção do comitê de Direitos Humanos da ONU.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.