Topo

Josias de Souza

Preferido de Alckmin será o novo líder do PSDB

Josias de Souza

14/12/2016 20h24

O deputado Ricardo Tripoli (SP) foi eleito nesta quarta-feira novo líder do PSDB na Câmara. Apoiado pelo governador paulista Geraldo Alckmin, Tripoli obteve 26 votos dos 47 integrantes da bancada federal tucana. O segundo colocado, Jutahy Magalhães (BA), preferido do chanceler José Serra, amealhou 14 votos. Ligado ao senador Aécio Neves, o deputado Marcus Pestana (MG) ficou na lanterna, com apenas seis votos.

Além de emplacar o novo líder, Alckmin gostaria de acomodar um parlamentar do seu grupo na presidência nacional do partido, hoje ocupada por Aécio. Mas é improvável que consiga. Aécio se equipa para ser reconduzido nesta quinta-feira. De resto, a bancada de São Paulo reivindica uma vaga na Mesa Diretora da Câmara, a ser eleita em fevereiro de 2017. Costura-se a indicação de Carlos Sampaio (SP) para a primeira-vice-presidência numa chapa encabeçada por Rodrigo Maia (RJ), candidato à reeleição.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.