Topo

Josias de Souza

PSDB prorroga o mandato de Aécio na presidência do partido até maio de 2018

Josias de Souza

15/12/2016 19h31

O mandato de Aécio Neves como presidente nacional do PSDB, que terminaria em maio de 2017, foi prorrogado até maio do ano eleitoral de 2018. A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do partido, nesta quinta-feira. Representa uma derrota para o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, que mede forças com Aécio pela vaga de candidato da legenda à sucessão presidencial de 2018.

Votaram a favor de esticar a presidência de Aécio 29 membros da Executiva. Apenas dois votaram contra, justamente uma dupla de deputados federais ligados a Alckmin: Eduardo Cury e Silvio Torres. Presidente de honra da legenda, Fernando Henrique Cardoso votou por carta. Posicionou-se a favor de Aécio.

"O PSDB precisa mais do que nunca da união de seus líderes que, espero, na ocasião oportuna estarão também em torno de quem, em 2018, tiver melhores condições de apoio eleitoral e político pra levar o Brasil adiante", anotou FHC num trecho de sua carta.

A eleição para a presidência do PSDB ocorreria apenas em maio de 2017. Alckmin se equipava para lançar um candidato, provavelmente o deputado Silvio Torres. Aécio tratou de adiantar o relógio. Fez isso com o apoio de 22 dos 27 diretórios estaduais da legenda.

Aécio justificou a antecipação com o pretexto da "responsabilidade". Alegou que 2017 será um ano duro de roer para o governo de Michel Temer, às voltas com a necessidade de aprovar reformas como a da Previdência. E o PSDB, "com a responsabilidade que tem em conduzir essa agenda, evita qualquer tipo de disputa ou de desentendimento dentro do partido."

Com a prorrogação do seu mandato, Aécio vai à disputa pela vaga de presidenciável em 2018 tendo como principal trunfo o controle da máquina partidária. Alckmin terá de molhar a camisa para superá-lo numa disputa prévia. José Serra, que imagina corer por fora, votou a favor da prorrogação do mandato de Aécio.

Num ponto, Aécio, Alckmin e Serra se igualam: os três estão enrolados na Operação Lava Jato.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.