Topo

Josias de Souza

Cunha insinua que Moro o enviou para penitenciária para forçar uma delação

Josias de Souza

19/12/2016 18h36

Eduardo Cunha recorreu ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter sua transferência da carceragem da Polícia Federal em Curitiba para o Complexo Médico Penal localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. Efetivada nesta segunda-feira, a mudança de cela foi ordenada por Sérgio Moro. Por meio dos seus advogados, Cunha insinuou que o juiz da Lava Jato tenta forçá-lo a se tornar um delator premiado.

"Ao que parece, a transferência do ora requerente é justificada tão somente pela ânsia e pela busca de que este, conforme maciçamente divulgado pela mídia, celebre acordo de colaboração premiada, o que a defesa, além de não aceitar, não compreende", anotam os advogados na petição dirigida ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo. Subscrevem a peça Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso, Alvaro da Silva, Fernanda Reis, Álvaro Chaves e Célio Júnio Rabelo.

A transferência de Cunha foi solicitada pela Polícia Federal, que alega superlotação de suas instalações carcerárias em Curitiba. Os defensores do ex-presidente da Câmara tentam retirar do pedido o caráter de ato de rotina. Sustentam que outros dois prisioneiros que também deveriam ser transferidos, o dono da OAS Léo Pinheiro e o ex-tesoureiro do PP Claudio Genu, permanecem hospedados no PF's Inn. Algo que, segundo eles, denota a intenção deliberada de impor tratamento mais draconiano a Cunha.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.