Topo

Josias de Souza

Congresso prepara dança das cadeiras ignorando desdobramentos da Lava Jato

Josias de Souza

12/01/2017 20h23

.

Dentro de poucos dias, no início de fevereiro, deputados e senadores terão de eleger novos presidentes para as duas Casas do Congresso. Na Câmara, o favorito é Rodrigo Maia (DEM-RJ). No Senado, há um único candidato: Eunício Oliveira (PMDB-CE). Eunício e Rodrigo têm algo em comum: ambos foram mencionados na delação da Odebrecht como beneficiários de repasses financeiros ilegais. Mas ninguém parece preocupado com esse detalhe no Congresso.

No vácuo moral em que o Legislativo se habituou a operar, não há revelação capaz de constranger os parlamentares. No prédio ao lado, o gabinete do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, trabalha nas férias do Judiciário para preparar a homologação dos acordos de colaboração dos 77 delatores da Odebrecht. Mas os congressistas fingem que a Lava Jato não existe.

Na lista da Odebrecht, Rodrigo Maia é o 'Botafogo'. O codinome de Eunício Oliveira é 'Índio'. Os dois negam ter prestado favores à empreiteira em troca de dinheiro. Mas a chance de se tornarem protagonistas de inquéritos judiciais é real. A despeito disso, contam com o apoio do Planalto. E já negociam com os partidos a distribuição de cargos nas comissões e nas mesas que dirigem o Legislativo.

Há dois anos, Eduardo Cunha e Renan Calheiros cumpriam esse mesmo tipo de ritual. O primeiro encontra-se na cadeia. O segundo deixará o comando do Senado como réu. Anestesiado, o Congresso transforma o velho espírito de corpo em espírito de porco.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.