Topo

Josias de Souza

Sem apoio, Rogério Rosso ‘libera’ apoiadores

Josias de Souza

16/01/2017 15h55

Prestes a se tornar um candidato imune à obtenção de votos, Rogério Rosso se prepara para abandonar o palco da disputa pela presidência da Câmara. Nesta segunda-feira, o deputado executou uma coreografia cômica: enviou mensagem eletrônica aos correligionários do seu partido, o PSD. Nela, insinua que pretende continuar no páreo. Mas libera os companheiros para apoiar outros postulantes.

Rosso deixou o líder do PSD, Marcos Montes, e toda a bancada "à vontade" para "avaliar outras alternativas e caminhos que possam de fato reaproximar a Câmara do povo brasileiro e dar à Casa o respeito e admiração da sociedade." Magnânimo, leberou apoios de que já não dispõe. O PSD já negocia há semanas a adesão à candidatura de Rodrigo Maia (DEM), que pleiteia a reeleição com o aval do Planalto.

No momento, o preferido do governo disputa o apoio do PSDB com outro rival, Jovair Arantes (PTB). Maia já se acertou com o presidente do ninho, Aécio Neves. Nesta segunda-feira, foi a São Paulo pedir a bênção do governador Geraldo Alckmin. Se conseguir unificar o tucanato, consolidará o favoritismo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.