Topo

Josias de Souza

Aliado critica Temer por dar ‘guarida’ a encrencado na delação da Odebrecht

Josias de Souza

03/02/2017 15h08

Relator do polêmico pacote das dez medidas anticorrupção, desfigurado no Congresso, o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni criticou Michel Temer por recriar ministérios. Atacou o presidente também por fornecer o escudo do foro privilegiado ao amigo Moreira Franco, promovendo-o ao posto de ministro. Enxergou no gesto a mesma motivação que levou Dilma Rousseff a tentar alojar Lula na Casa Civil, no ocaso de sua gestão.

Filiado ao DEM, mesmo partido do presidente reeleito da Câmara Rodrigo Maia, Onyx declarou: "Sempre fui um dos maiores críticos do jeito petista de governar. Principalmente com relação à corrupção e ao inchaço de ministérios de Lula e Dilma. Seja pela farra de cargos e o desperdício de dinheiro público, seja por dar guarida a algum aliado que tenha problemas com a justiça. O Brasil não aceita mais isso. Quem votou em Dilma, votou em Temer, mas Temer e o PMDB não podem ir pelo mesmo caminho do PT. Não é isso que o Brasil precisa e espera."

Onyx é o primeiro parlamentar governista a criticar em público o ajuste administrativo feito por Temer. O presidente recriou duas pastas. Na de Direitos Humanos, acomodou a desembargadora Luislinda Valois, ligada ao PSDB. Na Secretaria-Geral da Presidência, colocou o peemedebista Moreira Franco, mencionado nas delações da Odebrecht. De resto, Temer deu posse ao deputado tucano Antonio Imbassahy na pasta de Assuntos Institucionais, que cuida da coordenação política do governo.

Nesta sexta-feira, ao formalizar as mudanças, Temer disse que a promoção de Moreira Franco ao primeiro escalão do seu governo é "apenas de uma formalização, porque, na realidade, Moreira já era ministro" desde que assumiu a secretaria-executiva do PPI (Programa de Parceria de Investimentos).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.