Topo

Josias de Souza

Supremo julgará pedido de liberdade de Cunha

Josias de Souza

07/02/2017 19h56

O plenário do Supremo Tribunal Federal incluiu na pauta da sessão desta quarta-feira o julgamento de um pedido de liberdade do ex-deputado Eduardo Cunha. Preso desde outubro do ano passado, o ex-todo-poderoso alega que sua detenção, ordenada pelo juiz Sergio Moro, é ilegal. Pela primeira vez, o ministro Edson Fachin atuará como relator da Lava Jato.

Em Curitiba, Eduardo Cunha prestou seu primeiro depoimento a Sergio Moro. Ao final, leu uma carta. Pediu a revogação de sua prisão Alega carrega na cabeça um aneurisma cerebral semelhante ao que matou Marisa Letícia, a mulher de Lula. E pediu para ser solto. Destituído de todo o poder que já possuiu, Cunha recorre ao "cotadismo" para tentar se livrar do cárcere. Como se não houvesse enfermos atrás das grades.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.