Topo

Josias de Souza

Marcelo Odebrecht presta depoimento no processo sobre a cassação de Temer

Josias de Souza

22/02/2017 15h52

O ministro Herman Benjamin, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, convocou para as 14h30 da Quarta-Feira de Cinzas o depoimento de Marcelo Odebrecht e de dois ex-diretores da maior construtora do país: Cláudio Melo Filho e Alexandrino Alencar. A trinca será inquirida sobre a forma como o Grupo Odebrecht financiou a campanha da chapa Dilma Rousseff – Michel Temer nas eleições presidenciais de 2014. Os depoimentos serão anexados ao processo que pode resultar na cassação da chapa e na interrupção do mandato de Temer.

Relator do processo, o ministro Benjamin voará até Curitiba para interrogar pessoalmente os três delatores da da Odebrecht. As oitivas ocorrerão na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Escolheu-se a capital paranaense porque Marcelo Odebrecht continua preso na cidade. Ouvido previamente, o procurador-geral da República Rodrigo Janot deu parecer favorável à iniciativa do TSE. Os depoimentos foram autorizados pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Em seu depacho, o ministro Herman Benjamin anotou que decidiu ouvir os três depoentes "diante de indicativos extraídos da mídia escrita sobre a recente homologação da colaboração premiada de 77 executivos da empresa Odebrecht, no âmbito da denominada Operação Lava Jato." Guiando-se pelo noticiário, constatou que "houve depoimentos relacionados à campanha eleitoral da chapa Dilma-Temer em 2014."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.