Topo

Josias de Souza

Aloysio Nunes dará continuidade à gestão Serra

Josias de Souza

02/03/2017 16h26

A expectativa de Michel Temer é a de que o novo chanceler Aloysio Nunes dê continuidade à política iniciada por José Serra no Itamaraty. Significa dizer que o governo dará prioridade ao pragmatismo comercial. E manterá em segundo plano as relações com países do chamado eixo bolivariano: Venezuela, Equador, Bolívia e Cuba. Além de ser tucano como Serra, Aloysio é amigo do antecessor.

A ideia de Temer é manter a aliança firmada com Argentina, Paraguai e, posteriormente, Uruguai, para alijar a Venezuela do Mercosul. O Brasil defende que os países-membros do grupo tenham cada vez mais liberdade para negociar acordos de livre comércio com outras nações e blocos comerciais. Serra olhava com especial interesse, por exemplo, para China, Índia, Japão e Alemanha —países que visitou antes de sua coluna cervical transformar suas viagens em suplícios.

De resto, o Planalto espera que Aloysio Nunes mantenha o esforço do Itamaraty para estreitar relações com o novo governo dos Estados Unidos —sem perder de vista as oportunidades comerciais que podem se abrir para o Brasil diante da política protecionista adotada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.