Topo

Josias de Souza

Ninguém obrigou o pastor a disputar o carnavalesco sacerdócio da prefeitura

Josias de Souza

02/03/2017 04h50

.

Em aparição pública nesta Quarta-Feira de Cinzas, o prefeito carioca Marcelo Crivella foi instado pelos repórteres a comentar o chá de sumiço que tomou durante o Carnaval. Absteve-se de comparecer até mesmo à tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo, na abertura da festa. "Nós temos que respeitar as pessoas", disse Crivella. "Ninguém pode ser obrigado a fazer nada. Esse assunto já está superado. A agenda do prefeito deve ser cumprida, o que não necessariamente é a agenda da imprensa."

A má repercussão do comentário levou Crivella a divulgar um vídeo. Na peça, disponível acima, o prefeito alega que prestigiar a folia seria mera demagogia. No fundo, o alcaide tem razão. Ninguém deve fazer nada que não queira. Veja-se, por exemplo, o seu próprio caso. Foi por livre e espontânea vontade que o pastor licenciado da igreja Universal concorreu ao carnavalesco ofício de prefeito do Éden mundial da fantasia. Eleito, não faz sentido fugir —por superstição, fanatismo ou moralismo— dos sacerdócios dos foliões que celebram os seus próprios ritos.

Não há no Rio evento mais relevante do que o Carnaval. Neste ano da graça de 2017, a festa arrastou para a cidade mais de 1,1 milhão de turistas (pode me chamar de consumo, emprego e impostos). Em campanha, Crivella prometera "cuidar das pessoas." Na prefeitura, isso inclui a obrigação de cultuar os deuses do samba. Por sorte, Crivella ainda dispõe de pelo menos três carnavais para demonstar que não é ruim da cabeça.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.