Topo

Josias de Souza

Renan chama de exagerada a reforma previdenciária do ‘aliado’ Michel Temer

Josias de Souza

03/03/2017 16h10

.

Em vídeo veiculado na internet, o ex-presidente do Senado Renan Calheiros, agora líder da bancada de senadores do PMDB, deixou claro que trabalhará para submeter a proposta de reforma previdenciária de Michel Temer a um processo de lipoaspiração. Disse que o Brasil terá que reformar a Previdência. Mas insinuou que o formato pretendido por Temer está longe do ideal.

"Os últimos presidentes da República fizeram as suas reformas da Previdência. Fernando Henrique, Lula, Dilma. O presidente Michel Temer vai também ter que fazer a sua reforma. E o próximo presidente vai ter que fazer a sua reforma também", disse o pajé da tribo do PMDB, antes de esgrimir o bisturi: "Essa proposta que foi mandada para o Congresso Nacional parece bastante exagerada." Renan absteve-se de qualificar os "exageros". Disse apenas que "o Congresso vai fazer a sua parte."

A manifestação de Renan vai na contramão das palavras do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Nesta sexta-feira, após reunião no Ministério da Fazenda, Maia dclarou que mesmo os pontos mais espinhosos da reforma previdenciária são "totalmente defensáveis." Renan não parece disposto a se alistar no pelotão dos defensores.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.