Topo

Josias de Souza

Temer discutirá reforma política com os presidentes do TSE, Câmara e Senado

Josias de Souza

13/03/2017 19h46

Às vésperas das abertura do dique que inundará Brasília com os inquéritos decorrenres das delações da Odebrecht, Michel Temer decidiu entrar no debate sobre reforma política. Convocou para as 10h de quarta-feira uma reunião no Planalto com os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, da Câmara e do Senado, respectivamente o ministro Gilmar Mendes, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Deve-se o encontro a uma sugestão de Gilmar Mendes. Ele se encontrou com Temer neste domingo (12), no Palácio do Jaburu. E convenceu o presidente da República a liderar a articulação sobre mudanças no sistema político. Antes de visitar Temer, Gilmar estivera na residência funcional do presidente da Câmara.

Ali, a pretexto de celebrar o aniversário do senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, Maia reuniu algumas das principais lideranças do Legislativo. Falaram abertamente sobre a necessidade de colocar uma reforma política em pé. Revelaram especial preocupação com o modelo de captação de recursos para o financiamento das eleições, já que o Supremo Tribunal Federal proibiu as doações empresariais.

O debate ocorre dias depois de a Segunda Turma do Supremo ter transformado o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) em réu por ter incluído na prestação de contas ao TSE doação proveniente de corrupção na Petrobras. Assustados, os políticos passaram a pregar a necessidade de diferenciar a propina do caixa dois clássico. Como se o dinheiro repassado por baixo não pudesse ter origem criminosa —da sonegação de impostos até o assalto aos cofres públicos.

Um auxiliar de Temer disse ao blog que ele não cogita enviar ao Congresso um projeto de reforma de autoria do governo. Sua intenção é a de estimular o debate e a aprovação de uma reforma política ampla.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.