Topo

Josias de Souza

TSE pede ao STF permissão para ouvir marqueteiro João Santana e sua mulher

Josias de Souza

04/04/2017 15h31

O ministro Herman Benjamin, relator do processo sobre a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, pedirá autorização ao Supremo Tribunal Federal para interrogar o marqueteiro da campanha vitoriosa em 2014, João Santana, e sua mulher Mônica Moura. A dupla assinou acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. E o acordo se encontra no Supremo, responsável pela homologação.

"Vou oficiar ao ministro Edson Fachin", disse Herman Benjamin ao blog. "Farei exatamente como fiz em relação aos depoimentos da Odebrecht." Fachin é o relator da Lava Jato no Supremo. Como os depoimentos dos delatores se encontram sob sigilo, Benjamin precisa da autorização dele para dar cumprimento à decisão tomada na manhã desta terça-feira pelo plenário do TSE, na sessão inaugural do julgamento da ação que pode resultar na cassação de Michel Temer e na inelegibilidade de Dilma Rousseff.

Benjamin não sabia que João Santana, Mônica Moura e um filho do marqueteiro, André Santana, haviam se tornado colaboradores da Justiça. Tomou conhecimento da novidade por meio do vice-procurador-geral Eleitoral Nicolao Dino, que defendeu durante a sessão do TSE a necessidade de que os três fossem ouvidos no processo que pode resultar na cassação do mandato de Michel Temer.

Disse Nicolao Dino: "Afigura-se não menos importante que se inquiram também o senhor João Santana, a senhora Mônica Moura e o senhor André Santana. Digo isso diante da recentíssima notícia de que as pessoas agora nominadas celebraram acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República, acordo este que se encontra submetido ao Supremo Tribunal Federal."

Além de enviar ofício a Fachin, Benjamin disse que marcará a data da inquirição de Guido Mantega. A pedido da defesa de Dilma, o ex-ministro petista da Fazenda também foi incluído no rol de novas testemunhas por decisão do plenário do TSE. Inicialmente, o relator do processo havia indeferido a providência. Mantega deve ser ouvido nesta quinta-feira (6).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.