Topo

Josias de Souza

Articulador político de Temer diz que investigações 'estimulam Congresso'

Josias de Souza

14/04/2017 20h04

O ministro tucano Antonio Imbassahy, coordenador político do Planalto, avalia que a crise política, potencializada pelas delações da Odebrecht, não afetará o calendário de votações do Congresso. "Ao contrário, creio que as investigações estimulam os congressistas a votarem as reformas essenciais para o país", disse o ministro ao blog.

"Nessas horas, deputados e senadores precisam se sentir estimulados a demonstrar a necessidade, a essencialidade do Congresso Nacional", prosseguiu Imbassahy. "E não há melhor forma de mostrar que a instituição é essencial do que votando as reformas, tão essenciais ao desenvolvimento do país."

Num esforço para manter as fornalhas do Legislativo acesas, Michel Temer programou para terça-feira, No Palácio da Alvorada, um café da manhã com os deputados que apoiam o governo na Câmara. Numa conta que inclui todos os partidos que se dizem governistas, há no conglomerado oficial 411 deputados. Mas nem o Planalto confia em tantas lealdades. Imagina dispor de algo como 330 votos. Se atrair até 300 para a mesa do café, se dará por saciado.

Nesse encontro, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência, apresentará aos comensais de Temer a versão final do seu relatório. E o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista, esmiuçará o tema.

O governo deseja votar primeiro a proposta que reformula a legislação trabalhista. Gostaria que a coisa fosse debatida e aprovada no plenário da Câmara nos próximos dias dias 25 e 26. Antes, será necessário aprovar, na próxima semana, um pedido de urgência para a tramitação da matéria.

Aprovando-se a reforma trabalhista, o Planalto avalia que estará aberto o caminho para que os deputados avalizem também a mexida na Previdência, cuja votação está prevista para maio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.