Topo

Josias de Souza

Mexida na Previdência é aprovada em comissão

Josias de Souza

04/05/2017 01h01


Aos trancos, a versão lipoaspirada da reforma previdenciária de Michel Temer avança na Câmara. Na noite desta quarta-feira, o texto-base da proposta foi aprovado na comissão especial por 23 a 14. Os deputados preparavam-se para analisar as emendas quando a comissão foi invadida por um grupo de agentes penitenciários. Abepinhados, exgiam ser incluídos no rol das corporações com direito a se aposentar mais cedo. Em meio ao tumulto, a sessão foi encerrada. Deve ser retomada nesta quinta.

Michel Temer antecipou a queima de fogos. Porém, vencida a etapa da comissão, vem o trabalho mais duro. O Planalto intensificará a articulação para obter os 308 votos de que precisa para vencer a próxima batalha, no plenário da Câmara. Inicialmente, pretendia-se realizar a votação em 8 de maio. Agora, o governo diz que o calendário está "em aberto" —um eufemismo para dizer que ainda não tem os votos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.