Topo

Josias de Souza

PGR tenta evitar que ‘efeito Dirceu’ esvazie celas

Josias de Souza

15/05/2017 19h06

Em parecer protocolado na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República manifestou-se contra a extensão da liberdade concedida a José Dirceu a outros três presos da Lava Jato: o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e os empresários Flávio Henrique de Oliveira Macedo e Eduardo Aparecido, donos da construtora Credencial.

Signatário do documento, José Bonifácio Borges de Andrada, procurador-geral da Repúbliva em exercício, pediu o indeferimento das petições de Duque, Macedo e Aparecido. Sustentou que não há amparo legal para abrir as celas da trinca com base nos fundamentos do habeas corpus dado a Dirceu.

A manifestação da Procuradoria vai à mesa do ministro Dias Toffoli (na foto). Relator da Lava Jato, Edson Fachin votou contra a libertação de Dirceu. Perdeu. Como Toffoli foi o primeiro a divergir de Fachin, assumiu a relatoria dos pedidos de extensão do habeas corpus. Assim determina o regimento interno do Supremo.

Os cinco ministros que integram a Segunda Turma não são obrigados a levar em conta a posição da Procuradoria. No caso de Dirceu, o placar foi de 3 a 2 a favor do petista, condenado a 32 anos e 1 mês de cadeia pelo juiz Sergio Moro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.