Topo

Josias de Souza

Aliado de Alckmin compara Doria a ‘radical livre’

Josias de Souza

16/05/2017 22h15

Ao tomar conhecimento da entrevista em que João Doria admitiu pela primeira vez a hipótese de disputar o Planalto —'Respeitando a democracia, por que não?'— um dos mais próximos aliados do governador Geraldo Alckmin comparou o prefeito paulistano a um "radical livre".

Os radicais livres são átomos instáveis, que têm elétrons a menos. Percorrem o organismo à procura de encrenca. Para se estabilizar, atacam outras moléculas para roubar elétrons. Numa explicação simplória, os radicais livres ativam um processo de oxidação celular que apressa o envelhecimento.

Ao patrocinar a candidatura de Doria à prefeitura de São Paulo, contra a vontade da cúpula do PSDB, Alckmin esperava uma única retribuição: o alinhamento do prefeito ao seu projeto presidencial. Está arrependido.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.