Topo

Josias de Souza

Osmar Serraglio hesita em aceitar a nova pasta

Josias de Souza

29/05/2017 19h28

Desalojado da poltrona de ministro da Justiça a contragosto, o deputado licenciado Osmar Serraglio (PMDB-PR) hesita em aceitar a pasta da Transparência. Ele ameaça reassumir seu mandato, empurrando para fora da Câmara e do refúgio do foro privilegiado o suplente Rodrigo Rocha Loures, um ex-assessor de Temer que foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil em propinas do Grupo JBS, do delator Joesley Batista.

No domingo, a assessoria de Temer informara que Serraglio já havia topado transferir-se para o Ministério da Transparência, cujo titular, Torquato Jardim, foi içado para a Justiça. Não era bem assim. Sentindo-se desprestigiado, Serraglio condiciona sua decisão a uma conversa com Temer. Algo que só deve acontecer nesta terça-feira (30), pois o presidente viajou para São Paulo.

A movimentação de Temer é arriscada. Rocha Loures tornou-se, por assim dizer, um fio desencapado. Indicado como interlocutor do presidente da República junto ao agora delator Joesley Batista, o personagem flerta com a delação premiada. Já foi afastado pelo Supremo do exercício do mandato. Conserva, porém, o salário e o foro de deputado. Expurgado da Câmara, pode entrar em cuto-circuito.

Suprema ironia: Serraglio está, ele próprio, sob ameaça de tornar-se alvo de uma delação. Protagonista da Operação Carne Fraca, Daniel Gonçalves Filho, ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, está na bica de fechar um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal. Serraglio era um dos padrinhos políticos do servidor, acusado de corrupção. Contra esse pano de fundo, sua efetivação na pasta da Transparência seria um escárnio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.