Topo

Josias de Souza

Temer vê ‘conflito institucional’. E a corrupção?

Josias de Souza

31/05/2017 19h15


Ao empossar Torquato Jardim no cargo de ministro da Justiça, Michel Temer pronunciou um discurso estranho. Disse que o país vive "momentos de um grande conflito institucional." Acha que a "ordem institucional" está sendo negligenciada. Avalia que é preciso "recuperar a institucionalidade do país." Didático, disse que isso significa "a manutenção da ordem, o cumprimento da lei."

Sem dar nome aos bois, Temer insinuou que alguém está cometendo crime de abuso de autoridade. "Quem tem autoridade no Brasil é a lei, portanto, abusar da autoridade é violar a lei." Na sequência, o presidente rogou: "Vamos deixar o Judiciário trabalhar sossegado, vamos deixar o Legislativo trabalhar em paz, vamos deixar o Executivo, convenhamos, trabalhar em paz."

Investigado no Supremo Tribunal Federal por suspeita de corrupção, obstrução judicial e formação de organização criminosa, rodeado por oito ministros investigados, apoiado por uma penca de denunciados e réus, Temer se surpreenderia se repetisse o mesmo discurso, com a competência usual, para uma plateia de brasileiros simples. Ao final, perguntaria o que as pessoas tinham achado de sua oratória. E alguém diria: "Olha, apesar de tudo o que o senhor disse, que foi muito bonito, eu fiquei com uma dúvida: e a roubalheira?"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.