Topo

Josias de Souza

Temer tornou-se um problema de longa duração

Josias de Souza

05/06/2017 23h29

Na semana da retomada do julgamento sobre as irregularidades na campanha presidencial de Dilma e Temer, Brasília respira uma atmosfera belicosa. O Palácio do Planalto transformou-se num bunker. E Temer se arma para resistir no cargo.

O presidente avalia que não será cassado pelo TSE. Mas já avisa que recorrerá se o veredicto for adverso. No mais, Temer se prepara para a próxima batalha: a denúncia que a Procuradoria-Geral da República fará contra ele no STF, acusando-o da prática de crimes como corrupção, obstrução de Justiça e formação de organização criminosa.

Quando assumiu a cadeira de Dilma, Temer dizia que uma de suas metas era pacificar o país. Hoje, o presidente se vê no centro do que chamou de "conflito institucional". Há 20 dias, a prioridade de Temer era salvar as reformas econômicas no Congresso. Hoje, ele luta para salvar o próprio pescoço. Sabe que, se cair, viverá um drama parecido com o de Lula, cada vez mais próximo das grades.

Temer está pintado para a guerra. Ele enxerga inimigos em toda parte. No TSE, o relator do pedido de cassação, Herman Benjamin. No STF, o relator da Lava Jato, Edson Fachin. Na Procuradoriada, Rodrigo Janot. No Congresso, o pedaço do PSDB que prega o rompimento.

Numa crise como essa, ou o sujeito é parte da solução ou é parte do problema. E Temer já não se parece com solução. Sua disposição para a resistência transformou Michel Temer num problema de longa duração.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.