Topo

Josias de Souza

Temer diz que tem maioria para vencer no TSE

Josias de Souza

06/06/2017 03h27

Na conversa com o delator Joesley, Temer já previa vitória no TSE

UOL Notícias


Às vésperas do julgamento sobre as ilegalidades atribuídas à campanha vitoriosa na disputa presidencial de 2014, Michel Temer soou otimista. Reafirmou a aliados que dispõe de maioria para prevalecer no plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Pelas contas do presidente, pelo menos quatro dos sete ministros do TSE seriam contrários à cassação do seu mandato.

Em privado, Temer se diz tão confiante que gostaria de liquidar a encrenca nesta semana, sem nenhum pedido de vista protelatório. Um aliado do presidente no Congresso contou ao blog que ele confidenciou estar mais preocupado com a Procuradoria-Geral da República e com o Supremo Tribunal Federal. Dá de barato que o procurador-geral Rodrigo Janot irá denunciá-lo no caso da delação da JBS, submetido à relatoria do ministro Edson Fachin. Ironicamente, Temer falou sobre o TSE no diálogo tóxico que o transformou em protagonista de inquérito no STF.

"No TSE, como é que tá?", indagou o delator Joesley Batista, que gravou Temer sem que ele soubesse, na noite de 7 de março. O presidente respondeu que a coisa estava "bem" (ouça lá no alto). Tachou o processo de "um negócio meio maluco." E enumerou as razões para a preservação do seu mandato. Entre elas a "consciência política" dos ministros da Corte Eleitoral, que os levaria a refletir: "Porra, mais um presidente!"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.