Topo

Josias de Souza

PSDB adia para segunda reunião sobre Temer

Josias de Souza

07/06/2017 18h11

À espera de um veredicto do Tribunal Superior Eleitoral para decidir se desembarca ou não do governo de Michel Temer, o PSDB adiou para o final da tarde de segunda-feira a reunião de sua Executiva Nacional. O encontro estava marcado para esta quinta-feira. Mas o partido prefetiu ajustar o seu relógio ao ritmo do TSE. E o tribunal estima que o julgamento sobre a chapa Dilma-Temer pode invadir a sexta-feira.

A opção do tucanato por permanecer em cima do muro durante mais um final de semana expõe a divisão do ninho. Um pedaço do partido prega o rompimento imediato, pois avalia que a proximidade com Temer tornou-se tóxica. Outra ala concorda com o diagnóstico, mas sustenta que seria uma irresponsabilidade dar as costas para o Planalto antes da sentença do TSE. E há os quatro ministros tucanos, que hesitam em desocupar suas poltronas.

Para adensar a decisão do partido, o senador Tasso Jereissati (CE), que substituiu Aécio Neves no comando, cogita convidar os presidentes de diretórios estaduais para participar da Executiva. A divisão do PSDB favorece Temer. Num instante em que sua Presidência derrete, é melhor para o presidente ter alguns tucanos na mão do que um PSDB inteiro voando. O governo espera prevalecer no plenário do TSE. E acredita que o tucanato não terá como justificar a revoada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.