Topo

Josias de Souza

AGU pede acesso a acordo de leniência da J&F

Josias de Souza

09/06/2017 18h39

Em petição protocolada nesta sexta-feira na 10ª Vara Federal de Brasília, a Advocacia-Geral da União requisitou acesso à íntegra do acordo de leniência firmado pelo Ministério Público Federal com a J&F, holding controladora da JBS, do empresário Joesley Batista, delator de Michel Temer. O acerto prevê o pagamento de R$ 10,3 bilhões, em prazo de 25 anos.

O documento da AGU insinua que o governo pode intervir no processo para tentar anular o acordo, atacado nos bastidores por Temer e seus principais auxiliares. Diz o texto: "…A União vem solicitar compartilhamento integral, ainda que sigiloso, dos autos de todos os processos em curso neste juízo que envolve estas operações, para fins de avaliar as medidas cabíveis visando a preservação do interesse da União na reparação integral dos danos que lhe foram causados, bem como para resguardo das competências previstas na Lei 12.846/2013 a cargo dos seus órgãos." (veja abaixo a íntegra da petição da AGU)

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.