Topo

Josias de Souza

Afastamento de mentirinha de Aécio desafia STF

Josias de Souza

13/06/2017 23h31

A Lava Jato consolidou-se como um fenômeno suprapartidário. Depois de corroer o mandato de Dilma, aproximar Lula de uma condenação e transformar Michel Temer no primeiro presidente da história a ser investigado no cargo, a operação anticorrupção enferrujou a liderança de Aécio Neves.

Os tucanos consideram-se seres superiores. Mas na lama o PSDB comporta-se com a mesma desfaçatez de PT e PMDB. O instinto de sobrevivência do PSDB empurrou o partido para o colo radioativo de Michel Temer. A legenda abraça um afogado, o PMDB, na expectativa de salvar o mandato de Aécio e o tempo de tevê de uma hipotética candidatura de Geraldo Alckmin em 2018.

Os gênios do tucanato ainda não se convenceram, mas esse arranjo pode terminar numa aventura —ou numa candidatura presidencial de João Dória, que muita gente acha que é a mesma coisa.

Afastado do exercício do mandato pelo Supremo Tribunal Federal, Aécio tornou-se, na prática, um senador em prisão domiciliar —só que com todas as regalias que o contribuinte é constrangido a pagar: do salário à estrutura do gabinete.

O circo pega fogo. Mas o Senado lança mão do malabarismo verbal e do ilusionismo administrativo para descumprir uma ordem judicial. Na próxima terça-feira, a Primeira Turma do Supremo julgará um pedido de prisão da Procuradoria-Geral da República contra Aécio. Pode ser uma boa hora para os magistrados recusarem a peruca vermelha e o nariz de palhaço.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.