Topo

Josias de Souza

Geddel encontrará acusador Funaro na Papuda

Josias de Souza

04/07/2017 14h04

Depois de passar a noite na carceragem da superintendência da Polícia Federal em Brasília, o ex-ministro Geddel Vieira Lima será transferido nesta terça-feira para a penitenciária da Papuda. É neste presídio que está encarcerado o doleiro Lúcio Funaro —o operador financeiro que forneceu, em depoimento no mês passado, informações que fundamentaram a ordem de prisão expedida contra Geddel. Antes da transferência, o ex-articulador político do governo, amigo de Michel Temer há três décadas, deve ser interrogado.

A situação está crivada de ironias. Investigado por suspeita de desviar verbas da Caixa Econômica Federal, Geddel foi preso preventivamente, sem prazo para sair, porque os investigadores o acusaram de tentar obstruir a Justiça. Ele estaria se mexendo à sombra para evitar que Lúcio Funaro e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha fizessem acordos de delação. No depoimento que prestou em junho, Funaro contou que Geddel procurou sua mulher várias vezes.

Para reforçar sua versão, o doleiro, apontado como operador financeiro dos negócios ilícitos de Cunha e de outros pajés do PMDB, entregou imagens de telas do celular de sua mulher. Identificado na agenda do aparelho pelo apelido de "Carainho", Geddel fez ligações e enviou mensagens nas quais buscava informaçoes sobre a disposição de Funaro de tornar-se um delator. O aparelho celular do ex-minsitro, apreendido no momento da prisão, passa por uma perícia.

Signatário do mandado de prisão de Geddel, O juiz federal Vallisney de Oliveira considerou o fato "gravíssimo". Levou em conta também declarações de Funaro sobre supostos repasses de R$ 20 milhões em propinas para Geddel. A defesa do ex-ministro nega.

O esforço de Geddel foi infrutífero. Encontra-se em estágio avançado a costura do acordo de colaboração judicial de Funaro. Na Papuda, o ex-ministro de Temer terá a oportunidade de conversar diretamente com o doleiro, sem intermediários. Se não ficarem na mesma cela, dividirão o pátio na hora do banho de Sol. O novo preso talvez se anime a perguntar por que foi identificado na agenda eletrônica da mulher do operador como "Carainho".

– Atualização feita às 15h41 desta terça-feira (4): conforme previsto, Geddel Vieira Lima foi transferido para a penitenciária da Papuda.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.