Topo

Josias de Souza

PMDB leal a Temer quer Zveiter fora do partido

Josias de Souza

10/07/2017 20h53

O pedaço do PMDB leal a Michel Temer deseja empurrar para fora do partido o deputado Sérgio Zveiter, autor do voto a favor da aceitação da denúncia que acusa o presidente de corrupção. Ecoando a irritação do Planalto, o deputado Carlos Marun disse ao blog:

"Conversei com os companheiros. É unânime a ideia de que ele não tem mais condições de permanecer no partido. Ao proferir este voto, que pede a punição do presidente sem que existam provas para tanto, ele já deveria estar consciente de que deve sair do partido."

Em verdade, Zveiter não pediu a punição de Temer. A Câmara não tem essa atribuição. Cabe aos deputados apenas fazer um juízo de admissibilidade, concedendo ou negando autorização para que o Supremo Tribunal Federal analise a denúncia. Cabe à Suprema Corte abrir ação penal e julgar o presidente.

Ex-integrante da infantaria de Eduardo Cunha na Câmara, Marun chama de "conspiração" a denúncia contra Temer. E volta suas baterias contra Zveiter: "Ele não tem mais ambiente para permanecer no PMDB. Não vamos gastar energia com isso agora. Vamos primeiro derrotar a conspiração. Passado esse processo, porém, vamos ter que fazer um freio de arrumação. Tem uma série de pessoas que usam a legenda, mas não são mais peemedebistas."

Marun comparou Zveiter ao senador Renan Calheiros e à senadora Kátia Abreu. "Estão filiados ao PMDB, mas não são peemedebistas. Usam a legenda só para atrapalhar. Hoje, estamos focados no enfrentamento da conspitação. Mas vamos ter que tratar disso depois."

Alheio à movimentação da infantaria de Temer, Sergio Zveiter disse não temer represálias (assista abaixo):

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.